Linhas de Pesquisa em Pós-Graduação

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar tem como Área de Concentração o estudo da ESTRUTURA E GÊNESE DO CONCEITO DE SUBJETIVIDADE. Essa área divide-se, por sua vez, em quatro linhas de pesquisa:

  1. A QUESTÃO DA SUBJETIVIDADE NA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
  2. A SUBJETIVIDADE NA FILOSOFIA DA PSICOLOGIA E DA PSICANÁLISE
  3. ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA
  4. FILOSOFIA DA LINGUAGEM

A QUESTÃO DA SUBJETIVIDADE NA HISTÓRIA DA FILOSOFIA

Descrição:
Trata-se de percorrer as transformações pelas quais passa o conceito de subjetividade formuladas pelos sistemas da filosofia moderna, desde seu nascimento no século XVII até a reflexão contemporânea. Esta linha tem, portanto, dois eixos fundamentais. Em primeiro lugar, o da filosofia moderna, que pode circunscrever o arco percorrido pela ideia de sujeito, do cogito ao idealismo alemão, passando pela versão empirista da subjetividade, pelas relações do sujeito com temas relacionados ao gosto e à sensibilidade e pela revolução da filosofia crítica. O segundo eixo percorre o processo de desconstrução e reconstrução do sujeito, desde a redução do cogito a uma ilusão gramatical até as vertentes contemporâneas que problematizam o primado da subjetividade.

Professores:
- Ana Carolina Soliva Soria
- Celi Hirata
- Fernão de Oliveira Salles dos Santos Cruz
- Francisco Augusto de Moraes Prata Gaspar
- Franklin Leopoldo e Silva
- José Eduardo Marques Baioni
- Luiz Damon Santos Moutinho
- Luiz Roberto Monzani
- Monica Loyola Stival
- Paulo Roberto Licht dos Santos
- Silene Torres Marques
- Wolfgang Leo Maar

A SUBJETIVIDADE NA FILOSOFIA DA PSICOLOGIA E DA PSICANÁLISE

Descrição:
Trata-se de tomar como foco de análise filosófica as formas de definição e problematização do sujeito nas teorias psicológicas e psicanalíticas. Os projetos de pesquisa inseridos nessa linha buscam compreender a interface entre a filosofia e as vertentes teóricas da história da psicologia e da psicanálise, assumindo duas direções: a atitude epistemológica e a exploração de temas psicológicos na história da filosofia. No que se refere à filosofia da psicanálise, podem-se destacar três objetos de investigação: o estatuto epistemológico da metapsicologia ou teoria do aparelho psíquico; o exame de obras dedicadas ao relato e análise de casos clínicos; o estudo de textos psicanalíticos que versam sobre a cultura. Tais exames teóricos abrem-se também para a investigação de pensadores e de questões filosóficas que possam ter influenciado ou determinado a constituição da psicanálise assim como para o estudo da influência que autores psicanalíticos possam ter exercido sobre os pensadores que os sucederam.

Professores:
- Ana Carolina Soliva Soria
- Georgina Carolina Oliveira Faneco Maniakas
- Luiz Roberto Monzani

ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA

Descrição:
Esta linha de pesquisa discute temas de Ética e de Filosofia Política. Pretende-se privilegiar o problema da constituição do sujeito moral e da natureza do poder político. Para isso, a linha se divide nesses dois eixos fundamentais, ética e política, que permitem abordar temas como regimes políticos, virtude, amizade, soberania, poder, revolução, representação, democracia, além de considerar a relação entre teoria e prática e a crítica das ciências humanas. As pesquisas desenvolvidas nessa linha dialogam, eventualmente, com outras disciplinas, como o Direito e as Ciências Sociais.

Professores:
- Celi Hirata
- Francisco Augusto de Moraes Prata Gaspar
- Franklin Leopoldo e Silva
- José Eduardo Marques Baioni
- Luiz Damon Santos Moutinho
- Marisa da Silva Lopes
- Monica Loyola Stival
- Wolfgang Leo Maar

FILOSOFIA DA LINGUAGEM

Descrição:
Esta linha de pesquisa dedica-se à análise da linguagem na história da filosofia. Se destaca a filosofia da linguagem contemporânea, esta linha não se limita a ela, pois também trata de problemas que atravessam a história da filosofia como um todo, sempre que a linguagem é investigada como tema específico de reflexão filosófica. Preocupação central dessa linha é a investigação das relações, por vezes problemáticas, entre subjetividade e linguagem.

Professores:
- Carlos Eduardo de Oliveira
- Eliane Christina de Souza
- Fernão de Oliveira Salles dos Santos Cruz

Grade de disciplinas do PPGFil - UFSCar

Veja abaixo a lista de disciplinas da Pós-Graduação: Mais...

Bolsas

Veja aqui a lista das agências de fomento que concedem bolsas de estudo aos pós-graduandos. Mais...

Aluno Especial

Confira todas as informações necessárias para a inscrição do Aluno Especial. Mais...

Processo seletivo (Mestrado e Doutorado)

Período de inscrições do Processo Seletivo 2018: de 7 de agosto a 15 de setembro de 2017. Mais...

Eventos anteriores

Aqui se encontra a lista de eventos realizados em anos anteriores. Mais...